PMJP
17 . Out . 2017

A bruxa tá solta - Justiça Eleitoral cassa prefeita de Mamanguape Maria Eunice. Deliberação é por novas eleições

Em: POLÍTICA
A bruxa tá solta - Justiça Eleitoral cassa prefeita de Mamanguape Maria Eunice. Deliberação é por novas eleições

A bruxa tá solta - Justiça Eleitoral cassa prefeita de Mamanguape Maria Eunice. Deliberação é por novas eleições

A comarca eleitoral da cidade de Mamanguape, Litoral Norte, cassou o mandato da prefeita da cidade, Maria Eunice, nesta terça-feira (17). A deliberação da Justiça Eleitoral é para que aconteçam novas eleições. Porém, como foi uma decisão tomada em primeira instância, ainda cabe recurso.
 
Tanto a prefeita quanto a vice prefeita, Baby Helenita, foram condenadas com a punição de cassação de seus diplomas. Ainda foi determinada a inelegibilidade durante oito anos das envolvidas no caso. Além disso, foi aplicada multa no valor de R$ 53.205,00 para cada uma das representadas.
 
De acordo com o cartório eleitoral da 7ª Zona Eleitoral a decisão deve ser publicada na íntegra ainda nesta terça (17) no Diário Oficial da Justiça Eleitoral.
 
Maria Eunice do Nascimento Pessoa, do PSB, foi eleita prefeita de Mamanguape no ano de 2016 ao conquistar 12.859 votos, representando 52,70% do total.
17 . Out . 2017

Prefeito interino de Bayeux, Luiz Antônio, exonera mais de dois mil servidores

Em: POLÍTICA
Prefeito interino de Bayeux, Luiz Antônio, exonera mais de dois mil servidores

Prefeito interino de Bayeux, Luiz Antônio, exonera mais de dois mil servidores

O prefeito em exercício de Bayeux, Luiz Antônio (PSDB), determinou, ontem, a exoneração de 1.989 servidores municipais. Em sua alegação, o tucano explica que cumpre recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
O órgão aponta a cidade como a quinta com maior número de servidores em desconformidade com as Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A prefeitura compromete 64,84% da Receita Corrente Líquida do Município com o pagamento de pessoal, quando a legislação admite o limite máximo de 54%. Há também informações de que, entre os profissionais, há vários “fantasmas” que nunca compareciam ao trabalho.
 
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento, Paulo Neto, vão ser cortados os profissionais que comprovadamente não trabalham. “Quem cumpre com suas obrigações não precisa ficar preocupado”, assegurou. A portaria assinada pelo prefeito aponta uma série de irregularidades nos contratos. Grande parte deles, vale ressaltar, não traz a assinatura do prefeito afastado Berg Lima (sem partido). “Os contratos, por isso, são passíveis de nulidade”, acrescentou o auxiliar do prefeito. Ele nega que haja qualquer tipo de perseguição política.
 
Os novos contratados, de acordo com informações de auxiliares do prefeito, serão feitas após a “realização de um pente-fino”. Com a medida, eles reforçam, o prefeito segue enxugando a folha, legalizando as relações de trabalho do Poder Público Municipal com seus colaboradores e cuidando do erário com a austeridade necessária para o momento pelo qual passa a cidade. A orientação do Tribunal de Contas é que todos os gestores façam os ajustes para que o Município chegue ao final do exercício financeiro com as contas dentro da legalidade. Quem não cumprir, poderá ter as contas rejeitadas e ficar inelegível.
 
Luiz Antônio assumiu a vaga deixada por Berg Lima após o titular ser preso. Ele foi flagrado em operação coordenada pelo Ministério Público recebendo dinheiro de um empresário para garantir o pagamento de dívidas do Executivo com o fornecedor. Berg está preso no 5° Batalhão da Polícia Militar desde junho deste ano. Um processo de cassação contra ele foi aberto na Câmara de Bayeux. Enquanto isso, ele tenta reverter a decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Consultado, o Ministério Público Federal apresentou parecer recomendando a conversão da prisão em medidas cautelares. Por elas, o prefeito poderá retornar ao cargo.
 
As informações são do Blog do Suetoni.
 
 
16 . Out . 2017

Brasília ferve: Câmara dos Deputados libera conversa entre Michel Temer e repórter de O Globo

Em: POLÍTICA
Brasília ferve: Câmara dos Deputados libera conversa entre Michel Temer e repórter de O Globo

Brasília ferve: Câmara dos Deputados libera conversa entre Michel Temer e repórter de O Globo

BRASÍLIA — A Câmara dos Deputados tornou público o número de um telefone celular de uso pessoal do presidente da República, Michel Temer. O registro estava num aparelho iPhone do ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência Geddel Vieira Lima, apreendido pela Polícia Federal (PF) numa das operações derivadas da Lava-Jato. O conteúdo extraído do celular de Geddel, centenas de outros documentos e vídeos de delatores – entre eles o doleiro Lúcio Funaro – foram compartilhados com a Câmara, que vai analisar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente. Todo o material foi disponibilizado no site da Casa e pode ser acessado por qualquer cidadão. A reportagem do GLOBO ligou no número de Temer às 16h36m desta segunda-feira e falou com o presidente.
 
Primeiro, o repórter questionou se o celular era do Palácio do Planalto. O presidente disfarçou e disse que não. Depois, foi detalhado que o número estava na agenda de Geddel como sendo do presidente da República. O ex-ministro está preso preventivamente no Presídio da Papuda, em razão das suspeitas de que manteve R$ 51 milhões num "bunker" em Salvador, também apreendidos pela PF. Temer pediu:
 
— Liga aqui para o gabinete do presidente e fala com a dona Nara (de Deus, chefe de gabinete de Temer).
 
— Eu estou falando com o presidente, não estou? — questionou o repórter.
 
— Está, perfeitamente — respondeu.
 
Temer disse não ver problema em seu número de celular pessoal estar disponível no site da Câmara, junto com o material relacionado à segunda denúncia da PGR. Os documentos das investigações foram compartilhados com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que fará a primeira análise em relação à denúncia.
 
— Se você ligar para... quem... Se você ligar para qualquer ministro ou qualquer ex-ministro, ou qualquer deputado, vai encontrar esse número também. Acho que centenas de pessoas têm esse número. (...) Aliás, umas das críticas que eu recebo é que eu atendo o meu celular — disse o presidente.
 
No mesmo material compartilhado com a Câmara, estão registros de e-mails enviados por Geddel a partir do iPhone que foi apreendido. O ex-ministro tentou por quatro vezes, em outubro de 2016, enviar e-mail ao endereço (...)@gmail.com. Geddel era ministro da Secretaria de Governo e despachava no Palácio do Planalto. Temer já era presidente efetivo há um mês e meio. Deveriam usar, portanto, e-mails institucionais.
 
PUBLICIDADE
 
O destinatário escrito pelo ex-ministro não existe. A reportagem do GLOBO questionou o presidente se ele faz uso do domínio @gmail.com. Esta conta de e-mail existe e está em uso.
 
— O senhor usa essa conta ainda?
 
— Conta?
 
— É, uma conta particular no gmail.
 
— Não, conta não. Eu tenho o gmail. Gmail, não, como é que se chama isso? E-mail.
 
— Ele enviou para (...)@gmail.com?
 
— É possível. É possível.
 
— O senhor usa essa conta?
 
— Eu não uso. Normalmente vem para minha secretária. Agora, acho que é isso mesmo. Meu e-mail é esse. Deve ser exatamente esse. VPR, do tempo da vice.
 
Depois, o repórter questionou o presidente sobre a carta enviada por Temer aos deputados federais nesta segunda-feira, em que critica a segunda denúncia da PGR contra ele, por organização criminosa e obstrução de Justiça. Após a resposta, a ligação foi encerrada.
 
A divulgação dos vídeos da delação de Funaro no site da Câmara já causou uma crise entre o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o advogado de Temer, Eduardo Carnelós. Após Carnelós divulgar uma nota em que manteve críticas à divulgação dos vídeos, Maia disse que a nota não elimina o erro por completo. Ele afirmou que os servidores da Casa devem processar Carnelós. E chamou o advogado de “incompetente” e “irresponsável”. O advogado afirmou que não sabia que os vídeos haviam sido publicados no site da Câmara.
 
A Secretaria de Imprensa da Presidência afirma que o e-mail privado de Temer segue ativo, mas é pouco utilizado. Segundo a secretaria, é a chefia de gabinete do presidente que faz uso do e-mail, ainda mantido porque a conta vem desde a Vice-Presidência e porque "o sistema do Palácio do Planalto nem sempre é o mais eficiente".
 
O Globo
 
 
 
 
 
 
16 . Out . 2017

Justiça cassa mandato do prefeito de Alhandra, Renato Mendes

Em: POLÍTICA
Justiça cassa mandato do prefeito de Alhandra, Renato Mendes

Justiça cassa mandato do prefeito de Alhandra, Renato Mendes

Em documento endereçado ao presidente da Câmara de Alhandra, na tarde desta segunda-feira (16), o juiz Antônio Eimar de Lima determinou ao na tarde desta segunda-feira (16), o imediato afastamento do prefeito de Alhandra, Renato Mendes (DEM) e a posse do vice-prefeito, Edileudo da Silva Salvino.
 
Na sentença, o magistrado diz que o prefeito foi condenado em Ação Civil Pública por improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos, o que gera, consequentemente, a perde do mandatode prefeito.
16 . Out . 2017

TRE nega pedido de cassação do prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima

Em: POLÍTICA
TRE nega pedido de cassação do prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima

TRE nega pedido de cassação do prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima

Na tarde desta segunda-feira (16), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), decidiu, por unanimidade, negar o provimento a uma Ação de impugnação de mandato eletivo que pedia a cassação do prefeito afastado e do atual prefeito de Bayeux, Berg Lima e Luiz Antônio, respectivamente.
 
A decisão aconteceu por conta da informação de que a demanda teria sido proposta fora dos prazos previstos na legislação.
 
Com isso, o relator do processo, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, votou pela rejeição da ação e foi seguido pelos colegas.
 
O pedido de cassação de mandato foi ajuizado em janeiro a pedido do diretório municipal do PSL de Bayeux, com o argumento de que a chapa de Berg Lima teria praticado Caixa 2 nas eleições de 2016.
 
16 . Out . 2017

Luciano continua sua peregrinação em busca do sonho de ser pré-candidato a governador e vai a Piancó

Em: POLÍTICA
Luciano continua sua peregrinação em busca do sonho de ser pré-candidato a governador e vai a Piancó

Luciano continua sua peregrinação em busca do sonho de ser pré-candidato a governador e vai a Piancó

Recepcionado neste domingo pelo prefeito do Piancó, Daniel Galdino, e a ex-prefeita Flávia Galdino, o prefeito Luciano Cartaxo acabou se encontrando trocando experiências administrativa e política com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de 10 municípios da região do Vale do Piancó.
 
As conversas giraram em torno das dificuldades enfrentadas pelos municípios diante da crise e problemas do Estado.
 
Em diversos momentos, o prefeito Luciano Cartaxo discorreu sobre o modelo de gestão de resultados que implantou na Prefeitura de João Pessoa, com destaque para o planejamento minucioso, o rigoroso controle de despesas e a aplicação de recursos em obras e ações voltadas para o atendimento a demandas da população.
 
O prefeito Luciano Cartaxo também ouviu diversas queixas de prefeitos sobre a ausência do governo do Estado em setores como saúde e segurança, ficando claro a necessidade de mais investimentos em hospitais e na polícia.
 
Além do prefeito Daniel Galdino, da ex-prefeita Flávia Galdino, Luciano Cartaxo se reuniu e conversou com o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda; com o prefeito de Igaracy, Lídio Carneiro, acompanhado de vereadores; prefeito de São José de Caiana, Zé Leite; Júnior Gervásio, vice-prefeito de Boa Ventura, acompanhado de vereadores; Dedé Batista e Lucrécio, vereadores de Santana dos Garrotes; Marquinhos Ramalho, vereador de Coremas, com comitiva; Edvan Félix, ex-prefeito de Catingueira, com comitiva; Expedito Leite e os vereadores Márcio Ródão e Nenem de Adailton, de Itaporanga; Samuel Lacerda, presidente da Câmara de Conceição, além dos vereadores Neguinho Marinheiro, Wagner Brasilino, Geraldo Ferreira, Neguinha Tomaz, Wallece Militão e Zé Geraldo, do município de Piancó.
 
16 . Out . 2017

Secretário de RC rebate auxiliar de Cartaxo e diz que dificuldade em fazer obras é na Prefeitura

Em: POLÍTICA
Secretário de RC rebate auxiliar de Cartaxo e diz que dificuldade em fazer obras é na Prefeitura

Secretário de RC rebate auxiliar de Cartaxo e diz que dificuldade em fazer obras é na Prefeitura

O chefe de gabinete do governador Ricardo Coutinho (PSB) Nonato Bandeira rebateu as declarações do secretário de Comunicação de João Pessoa, Josival Pereira, que teria afirmado que o Governo do Estado tem dificuldade para executar a obra de duplicação e pavimentação da Avenida Perimetral Sul.
 
Em entrevista ao Paraíba Já, na manhã desta segunda-feira (16), durante a solenidade de retomada da obra, Nonato afirmou que dificuldade com obras quem tem é a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).
 
“Dificuldade para tocar obra, todo mundo sabe quem tem. Basta ver que em cinco anos, a única obra de mobilidade urbana da gestão de Luciano Cartaxo é lá na final da Beira Rio, que não terminou e já faz cinco anos que a obra começou. Essa obra da Perimetral Sul, com 12 km de estrada e mais de R$ 17 milhões investidos, quem deveria fazer era a Prefeitura, mas quem está fazendo é o Governo, do mesmo jeito do Trevo das Mangabeiras, Viaduto do Geisel, duplicação da Cruz das Armas. Ou seja: o ordenamento da urbano da cidade quem fez e faz é o Governo, enquanto que a Prefeitura não termina uma única obra que começou há cinco anos”, disparou.
 
16 . Out . 2017

Em gesto de desagravo ao embargo da Perimetral Sul, RC visita canteiro de obras e construção da rodovia é retomada

Em: POLÍTICA
Em gesto de desagravo ao embargo da Perimetral Sul, RC visita canteiro de obras e construção da rodovia é retomada

Em gesto de desagravo ao embargo da Perimetral Sul, RC visita canteiro de obras e construção da rodovia é retomada

O governador Ricardo Coutinho visitou, nesta segunda-feira (16), as obras da avenida Perimetral Sul. Trata-se de mais uma grande obra de mobilidade urbana do Governo do Estado em João Pessoa, com extensão de 12,6 km, na qual estão sendo investidos R$ 17,9 milhões, com recursos próprios. Serão beneficiados diretamente cerca de 300 mil habitantes da Grande João Pessoa.
 
PMJP não faz, prejudica quem faz e usa propaganda para maquiar mediocridade
 
O secretário de Estado da Comunicação Institucional Luís Tôrres garantiu que o Governo da Paraíba não vai admitir que a Prefeitura de João Pessoa prejudique o ritmo de obras executadas pelo Estado. A polêmica começou com o embargo da obra de duplicação e pavimentação da Avenida Perimetral Sul.
 
De acordo com ele, é de se espantar como a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) se esforça para castigar o município, usando a propaganda como instrumento de maquiagem da mediocridade da gestão.
 
“Como tem sido de praxe, o governo não vai admitir que, mais uma vez, a Prefeitura de João Pessoa prejudique o andamento de bens, obras e serviços na cidade. É tão surreal essa movimentação, que eu fico me perguntando ao universo de onde vem tanta inspiração para prejudicar a cidade de João Pessoa. Na verdade, é um incômodo com a boa avalanche de obras que o Governo tem nesta cidade e que a Prefeitura não consegue nem colocar no papel e a única coisa que coloca é a propaganda, para esconder a mediocridade da gestão municipal”, declarou.
 
14 . Out . 2017

No Blog do Heron: Jornalista faz análise de pleito das eleições para governador do próximo ano

Em: POLÍTICA
No Blog do Heron: Jornalista faz análise de pleito das eleições para governador do próximo ano

No Blog do Heron: Jornalista faz análise de pleito das eleições para governador do próximo ano

O jornalista Heron Cid, em seu blog fez uma análise do que pode acontecer no pleito do próximo ano nas eleições para governador da Paraíba. Confira o que ele postou. 
 
Pela primeira vez, em 2018, o governador Ricardo Coutinho será testado como cabo eleitoral de seu próprio governo.
 
Explico. Na eleição vindoura, Coutinho vai pedir votos para o seu candidato, ou candidata, à sucessão, diretamente.
 
Em 2012 e 2016, em João Pessoa, participação foi transversal. Ele no Governo do Estado reivindicava votos para a Prefeitura que já não governava e há certo tempo. E os resultados, como se sabes-te , entraram na cota de insucessos.
 
Dessa vez, é diferente. O governador estará defendendo a continuidade real do seu projeto administrativo, em pleno curso. O que guarda apelo mais forte, em tese. E com um detalhe: tendo o que mostrar.
 
Especialmente em João Pessoa, onde já está desenhado o iminente embate com Luciano Cartaxo, potencial adversário do Jardim Girassol, e será travado um capítulo especial.
 
O PSB parte com importante arsenal de obras para ilustrar seu pedido de votos e contraponto político ao projeto rival. Vila Olímpica, Centro de Convenções, Trevo das Mangabeiras e Viaduto do Geisel são exemplos concretos.
 
Intervenções urbanísticas que a cidade reconhece e nem os adversários podem contestar. Inclusive Luciano.
 
14 . Out . 2017

Ricardo Coutinho confirma presença na retomada das obras da Perimetral Sul, nesta segunda

Em: POLÍTICA
Ricardo Coutinho confirma presença na retomada das obras da Perimetral Sul, nesta segunda

Ricardo Coutinho confirma presença na retomada das obras da Perimetral Sul, nesta segunda

Após coletiva de imprensa, o diretor de operações do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER-PB), Armando Marinho afirmou que a obra da Avenida Perimetral Sul, que foi embargada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) será retomada pelo Governo do Estado na próxima segunda-feira (16), às 9h00, inclusive com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB).
 
 “Na próxima segunda-feira, com a presença do Governador, a partir das 9h00, nós vamos retomar as obras. A empresa responsável já foi acionada para que no horário as máquinas estejam prontas, para o governador dar a ordem de tocar a obra”, explicou.
 
De acordo com Armando Marinho, a obra cumpre todas as normas e não entende o motivo do embargo por parte da PMJP.
 
“Eu não sei qual o motivo que a Prefeitura está alegando para embargar a obra, pois a documentação está toda correta”, declarou.